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Hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o marketing digital para saúde. Assim como, mostraremos a importância de ter como aliada uma agência especializada a fim de encontrar as melhores ferramentas e as estratégias mais adequadas. Então, continue lendo porque o conteúdo está massa!
O que é marketing digital na saúde?
De maneira geral, o marketing digital para saúde é feito através de estratégias que não apenas os consultórios particulares, mas também as clínicas, hospitais e demais empresas do segmento utilizam para atrair novos pacientes ou clientes. Assim como, para melhorar o relacionamento com a base de contatos atual.
Embora a tecnologia tenha se tornado uma grande aliada para o setor da saúde na hora de promover os produtos ou serviços, muitas instituições ainda possuem certa “resistência” a adotar o marketing digital. Afinal, algumas empresas preferem utilizar os meios tradicionais, como TV, congressos, outdoors ou eventos.
Acontece que, as estratégias de marketing digital na saúde não precisam ser “mercantilistas”. Ou seja, o intuito não é apenas VENDER. Na verdade, essas ações podem trazer benefícios para os pacientes, profissionais ou clínicas. Em outras palavras, as ações de marketing cumprem um novo papel social, pois ajudam a disseminar informações de qualidade e, ao mesmo tempo, consolidam a imagem do especialista como uma autoridade.
A importância do marketing digital na saúde:
Aliás, é importante lembrar que os tempos são outros e a digitalização mudou completamente o comportamento das pessoas. Por exemplo, a relação entre médico e paciente começa muito antes do contato no consultório. Na verdade, muitas vezes inicia no momento em que a pessoa identifica um problema de saúde e vai à internet em busca de informações de qualidade.
Hoje, os consultórios e empresas que utilizam o marketing digital têm conseguido se diferenciar da concorrência. Além de aumentar o faturamento do negócio, ao mesmo tempo fornecem benefícios reais e especializados ao público.
Áreas que uma agência de marketing digital para saúde pode atender
Na maioria das vezes, quando falamos em “marketing para saúde” a primeira coisa que vem à mente são as estratégias voltadas para os médicos, clínicas ou hospitais. Não é mesmo?! Porém, a área da saúde é extremamente ampla, de modo que diferentes negócios podem se beneficiar das estratégias e ferramentas do marketing digital.
Além dos consultórios médicos particulares, outras áreas que o marketing digital para saúde pode atender, são:
- Odontologia;
- Clínicas de estética;
- Nutricionistas;
- Venda de produtos médico-hospitalares;
- Planos de saúde;
- Clínicas de exame.
Atenção às regras para fazer marketing digital na saúde!
A saber, é importante destacar que é preciso ter cautela para fazer marketing digital para saúde. Por exemplo, para os consultórios médicos, existe o Código de Ética Médica! De modo geral, serve para garantir que o marketing feito na empresa não prometa resultados impossíveis ou ilusórios. Assim como, para proteger o paciente contra armadilhas de falsos profissionais.
O que é vedado ao médico?
Ainda neste Código, existe uma lista de atividades que ficam proibidas aos profissionais da área, no que diz respeito à publicidade:
- Permitir que a participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter de esclarecimento e educação.
- Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja reconhecido por órgão competente.
- Consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa.
- Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.
- Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no CRM.
- Participar de anúncios de empresas comerciais, qualquer que seja sua natureza, valendo-se da profissão.
- Apresentar como originais ideias, descobertas ou ilustrações que na realidade não o sejam.
- Deixar de incluir em anúncios profissionais o número de inscrição no CRM.
Enfim, o marketing para saúde deve ser comprometido, sério e responsável. Principalmente, em relação à veracidade dos fatos. Por isso, é muito importante escolher uma agência de marketing digital que leve em consideração as regras e normas relacionadas à área, quanto à divulgação online.
Agência de marketing digital para saúde: o que é feito na prática?
Assim como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, o marketing digital para saúde busca justamente fazer com que a empresa seja vista, lembrada e que proporcione um impacto positivo para o público. Ao mesmo tempo, aumentando o número de consultas ou de vendas para a empresa.
Dessa forma, existem diversas estratégias para colocar o marketing digital para saúde em prática. A seguir, confira quais são as principais:
Marketing de conteúdo
Sem dúvida, ter um blog com postagens frequentes e com textos de qualidade é excelente para conquistar resultados a longo prazo. Assim como, para se tornar uma autoridade na área.
Aliás, utilizando as estratégias de otimização SEO é possível posicionar os conteúdos do blog ou das páginas do site nas primeiras posições do Google ou demais buscadores. Logo, garantindo tráfego orgânico para o site. Mas, lembre-se que a produção de conteúdos originais e o acompanhamento das métricas é essencial para o sucesso da estratégia.
Dica extra:
Aliás, uma dica valiosa é fazer uma planilha de palavras-chave antes de qualquer coisa. Assim, é possível analisar os principais termos que os usuários utilizam para encontrar a empresa na internet e, consequentemente, produzir textos que busquem solucionar os seus problemas.
Aqui na Farmer temos um cliente médico urologista. Então, alimentamos o blog desse profissional semanalmente com conteúdos originais e que estão de acordo com os principais serviços oferecidos no consultório. Por exemplo, escrevemos textos:
- Explicando sobre certas cirurgias;
- Falando sobre as causas e sintomas de algumas patologias;
- Dando dicas de prevenção;
- Explicando sobre os tratamentos oferecidos;
- Desmistificando sobre determinadas doenças.
Geralmente, os conteúdos nesse sentido costumam ter uma boa aceitação (logo, um bom ranqueamento nos buscadores).
Agência de marketing digital para saúde: Redes sociais
Outra estratégia essencial para um projeto de marketing digital para saúde completo, são as redes sociais. Principalmente, o objetivo é humanizar o relacionamento entre a empresa e o público. Assim como, divulgar os produtos ou serviços a partir da produção de conteúdo relevante.
Por isso, em uma estratégia de social media sólida e eficiente, não basta apenas sair publicando alguns posts em datas comemorativas ou apenas uma vez por mês. Na verdade, é essencial ter um planejamento de dias, horários e assuntos de cada publicação. Dessa forma, é possível manter uma constância e coerência nas postagens.
Case da Farmer:
Inclusive, a Farmer também atende uma empresa importadora de produtos médico-hospitalares. Dentre as estratégias utilizadas neste projeto, estão as redes sociais. Portanto, utilizamos o Instagram, Facebook e LinkedIn para promover a marca no digital. Além de divulgar os produtos distribuídos, a partir das redes sociais também:
- Publicamos dicas do uso dos materiais na prática;
- Mostramos os eventos de saúde que a empresa participa;
- Falamos sobre as patologias tratadas pelos equipamentos;
- Criamos posts em datas comemorativas estratégias;
- Mostramos dados e notícias sobre o setor.
Entretanto, vale ressaltar que principalmente o Instagram pode ser uma excelente ferramenta para marketing pessoal. Por exemplo, não apenas os médicos, mas também dentistas ou nutricionistas podem utilizar os stories para conversar com o público e para mostrar a rotina. Assim, criando autoridade e, ao mesmo tempo, se consolidando como um especialista no assunto.
Anúncios pagos
Com certeza, os anúncios pagos são excelentes alternativas para os negócios que buscam resultados a curto prazo. Por exemplo, essa estratégia pode contribuir para um maior número de agendamentos, assim como promover os serviços para as pessoas que realmente estão interessadas nos procedimentos ou soluções ofertadas.
Afinal de contas, um dos principais benefícios dos anúncios pagos é a capacidade de segmentação. Ou seja, é possível anunciar de acordo como idade, gênero, renda, localização, dentre outras características do público.
Aqui na Farmer, utilizamos os anúncios pagos para praticamente todos os clientes da área da saúde que atendemos, incluindo para uma corretora de planos de saúde. Nesse caso, os anúncios são fundamentais para divulgar os planos oferecidos pela empresa, assim como para aumentar as conversões e as vendas.
Inclusive, outra vantagem dos anúncios pagos é a possibilidade de mensuração dos resultados. Assim, é possível verificar o que está dando certo e ajustar possíveis melhorias para que as campanhas tenham uma performance melhor, de maneira simples e rápida.
Agência de marketing digital para saúde: Automação
Por fim, a automação de marketing é uma estratégia capaz de diferenciar a empresa da concorrência. Sobretudo, ela é essencial para garantir que o consultório, clínica ou negócio continue se relacionando com os pacientes ou clientes, garantindo um bom número de pessoas fidelizadas.
A saber, a estratégia é realizada a partir de fluxos de automação, que podem ser montados para diferentes finalidades. Por exemplo, em casos de consultório médico, a automação pode ser fundamental para recuperar pacientes antigos. Afinal, é possível enviar e-mails em forma de “lembrete”, para que a pessoa volte a agendar as suas consultas.
Em contrapartida, a automação também pode ajudar empresas que comercializam produtos de saúde a aumentarem as vendas. Aqui, o intuito dos fluxos é nutrir o lead (mostrando benefícios, vantagens, depoimentos) até o momento que ele esteja preparado para realizar a compra.
Agência de marketing digital para saúde: Farmer Marketing Digital
Assim como você percebeu, existem diversas estratégias e ferramentas disponíveis para colocar o marketing digital para saúde em prática. Também, há uma série de regras e normas que envolvem as ações de publicidade online nesta área.
Por isso, o mais indicado é contar com uma agência de marketing digital especializada. Dessa maneira, é possível ter profissionais capacitados, com experiência e conhecimento, a fim de escolher as melhores ferramentas e executar as estratégias mais adequadas. Sem contar que, uma agência pode liberar o seu tempo e analisar os resultados das ações. Assim, é possível investir de maneira correta e eficiente.
Aqui na Farmer temos uma Consultoria de Marketing para Saúde completa. Sobretudo, consideramos todas as normas da área, com o objetivo de realizar uma publicidade online ética, séria e responsável. Também, somos parceiros nível Platinum da RD Station: a maior plataforma de automação de marketing do Brasil. Portanto, temos o conhecimento e expertise que o seu negócio precisa para prosperar no digital, aumentando o número de pacientes ou clientes! Clique aqui para bater um papo conosco.